História
Uma breve história do Jaraguá Clube Campestre:

Nossa história começa anos antes da fundação do clube, por isso conhecer o passado e a história permitirá que as próximas gerações respeitem, preservem e sintam orgulho, daqueles que através de trabalho voluntário, tornaram possível o sonho de ter uma família chamada JARAGUA CLUBE CAMPESTRE.

Vamos falar de nossa história, utilizando os anos, como uma linha do tempo e através dela, poder resumir momentos históricos e importantes de nossa formação, convido-vos a viajar nas linhas desse breve resumo.

Julho 1917, Antiga fazenda Capuava pertencente ao Frigorífico Armour , varias tentativas de compra , até o surgimento do CONE , derivado do antigo Banco Nacional , onde formou-se a atual área de 555.814m2 carinhosamente chamado de 24 alqueires.

Com o nome de chácara Capuava, a área do Jaraguá Clube Campestre pertencera anteriormente ao Frigorífico Armour que vendeu as terras a Arnaldo Maia Lello que passou a chamá-la de "Três Corações". Em 56 o Sr. Oswaldo Scatena comprou e área repassando-a, mais tarde, em 1958 ao Banco Nacional.

Em 05 de outubro de 1959, fundação do Clube Jaraguá Campestre, com 22 pessoas e um Estatuto de 74 artigos com o objetivo de criar, em São Paulo, um grandioso clube campestre, constitui-se o Jaraguá Clube Campestre. Para alcançar esse fim, os responsáveis pela fundação adquiriram o terreno da Companhia Nacional de Empreendimentos (CONE), até então ligada ao Banco Nacional S/A, com área de 23 alqueires, cerca de 556.000 metros quadrados.

Fundadores do Jaraguá Clube Campestre: Arthur Costa Filho, Antonio de Pádua Rocha Diniz, Arthur Pinheiro Martins, Ernesto Luiz Ostorero, Elcio Salvador Brossi, Fausto Penna Moreira, Rafib Curi, Walter Carneiro de Carvalho, Plínio Francisco Marques, Roberto Carlos Gonçalves Calnet, Sebastião Brandão Borges, Afonso Missa, Murilo Macedo, Jonathas Durães, Jofre Alves de Carvalho, Mário Goeta, Jamil Demétrio, Jose Edmundo Falconi, José Pereira Fernandes, Raymundo Nonato Diniz, Hugo Carreras e Marcelo Ribeiro de Olivera Resende.

Primeira Diretoria: Arthur Costa Filho - Presidente, Antonio de Pádua Rocha Diniz – Vice-Presidente, Arthur Pinheiro Martins – 1° tesoureiro, Ernesto Luiz Ostorero – 2° Tesoureiro, Elcio Salvador Brossi – 1° Secretário, Fausto Penna Moreira – 2° Secretário, Rafib Curi – Diretor Social.

1959/1960, Eleição do primeiro presidente da Diretoria , o Sr Artur Costa Filho com a presidência do conselho formada pelo Sr Antonio Ermírio de Moraes e Dante Pazanese com a emissão de 1.000 cotas registradas no 23º Tabelião . As reuniões da Diretoria eram realizadas no Bairro da Lapa , na Rua Joaquim Machado , por conta da dificuldade de acesso ao clube às noites durante a semana.

Novembro 1961, Ampliação do quadro associativo em 200 sócios com vistas a conclusão de obras , sendo que houveram momentos de tensão , quando parte da área (6.500m2) foi desapropriada pela Cia Light , para construção de redes de transmissão de energia elétrica a qual foi concluída em Junho de 1972.

A 1ª Festa Junina realizada no Jaraguá, por volta de 1962 contou com a brilhante presença de Inesita Barroso.

Em 1963, o clube instalou um concurso para a criação da sua bandeira e no dia 1° de outubro, em reunião da diretoria, deu-se a aprovação do desenho, de autoria de Clarice Abdalla.

A inauguração oficial do departamento de bocha foi em 2 de junho de 1964, data em que se realizou um torneio do qual participaram equipes da Sociedade Esportiva Palmeiras e Sociedade Esportiva Piqueri, além do JCC.

Julho 1964, recebimento da Escritura definitiva do Jaraguá Clube Campestre com a quitação da Dívida.

O 1° campo de futebol do clube localizava-se onde hoje se encontra as quadras de tênis. Em 1964 iniciou a construção de um novo onde hoje é o campo I.

Final 1964, Inicio das obras para o atual Campo de Futebol 1 e primeira olimpíada Jaraguense.

O clube tem uma extensa área de suas terras coberta com o chamado "Pinus". Esse plantio iniciou-se em 1965 quando a Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo doou cerca de 36.000 mudas dessas árvores.

Em maio de 1965, – Inauguração da capela com o padroeiro eleito São José, projetada pelo jaraguense, Dr. Alcides de Souza Marques , chefe da Sagrada Família, toda construída em madeira, retirada do próprio clube. Nesse mesmo ano a presidência começa a se reunir na Rua Clélia na Lapa e inauguraram-se as primeiras quadras de tênis.

Em janeiro de 1968, O JCC recebeu uma delegação de bochófilos argentinos pertencentes ao Clube de La Municipalidad de Buenos Aires, cujo grupo era integrado por jogadores de ambos os sexos, ainda inédito no Brasil. Após essa data, as mulheres jaraguenses também praticaram esse esporte, o que fez com que o Jaraguá tenha sido o 1° clube em SP com participação feminina nos jogos de bocha.

Antigamente, no Salão Social, aos domingos à tarde, eram realizadas sessões de cinema para os associados. Contavam com a presença de até 100 pessoas. Foi Desativado em 1969 quando as mesas de bilhar foram adquiridas.

Em 1971, a Cia. Rhodia realizou um desfile de modas da Loja "Lapa Elegante". Contou com a presença de toda a sociedade feminina da Lapa. Os manequins infantis foram recrutados por dentre as crianças do clube. Mais de 1000 pessoas participaram e uma Elite Jaraguense começa a escrever o Plano Diretor , preocupada com a ocupação do solo e isso cria uma disciplina para novas e necessárias construções , sendo aprovada apenas no ano de 1976

Em abril de 74 Com um concorrido concurso surge o Hino do Jaraguá Clube Campestre , de autoria de Tito Cassione dá-se a final do concurso para a escolha do hino oficial do Jaraguá. A composição de Tito Cassone é vencedora e executada ao piano, acompanhada pelo Coral de São Paulo. Bem como a composição de Felipe Tedesco, 2° colocado no concurso.

Em 02/11/1978 houve um violento temporal na região. O clube foi então invadido por uma grande quantidade de lama, vinda da estrada que margeia o clube, onde se realizavam obras para a construção do Centro de Formação de Soldados. Os campos de futebol mais baixos, as quadras de tênis, os gramados e as piscinas infantis ficaram cobertas de lama vermelha. Retiraram-se 68 carretas de terra das áreas atingidas.

06/10/1979: inauguração do quiosque da Amizade.

1977: 1° Salão Jaraguense de Artes Plásticas do qual participaram artistas como Aldemir Martins, Darcy Penteado, Yoshia Takaoka e Sakai do Embu.

O Torneio da Fraternidade realizado em 24/10/1982 reuniu os tenistas para ajuda ao Hospital do Fogo Selvagem em Uberaba (MG). As inscrições eram vidros de comprimidos de Omcilon 4.

1986: Construção da portaria do clube e muramento dos limites.

Construção da pista circular com 5000 metros de extensão, destinada às práticas de pedestrianismo.

Em 16/05/1988, a Folha de São Paulo publicou um artigo intitulado "Roteiro Aromático de São Paulo", onde cita o privilégio dos associados do Jaraguá que podem contar com o "luxo" de respirar ar puro.

Baile das debutantes em 03/1991.

Festa em comemoração aos 32 anos do Jaraguá com baile dos anos 50.

Reconstrução da Capela em 2000.

2002: Construção do Espaço Social com aproximadamente 500 metros quadrados.

Curiosidades: Padroeiro do clube: São José, "chefe" da Sagrada Família.

O Jaraguá é cortado de leste a oeste por um córrego das águas que vem da montante do clube. Hoje se encontra canalizado devido à poluição, entretanto, até 1967 ele corria a céu aberto dentro do clube.

A área onde hoje se encontra a piscina era um antigo curral.

A sede da chácara era no atual Salão Nobre.

Acontecimentos Interessantes: convenção dos revendedores da Ford, em que compareceu o dono da Ford, o Sr. Henry Ford II. Gravação de cenas da novela "Os ossos do barão". Almoço com a prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, em 5 de julho de 2003.

Fontes: PAVAN, Paulino. A história do Jaraguá Clube Campestre. São Paulo: 2002.

PEQUENA história de um grande clube. Revista de aniversário, São Paulo, 1975.

VOCÊ sabia. Jornal do Clube, São Paulo, setembro 1985.

CAMPANHA humanitária do tênis. Jornal do Clube, São Paulo, outubro 1985.

O SONHO estava apenas começando. Jornal do Clube, São Paulo, março 1991.
Rede Social
Newsletter
Preencha os campos abaixo para receber nossas notícias e novidades.
Fechar

Seus Dados:

Dados do seu amigo:



Av Dr. Felipe Pinel, 2008 | Pirituba - SP CEP 02939-000 - (11) 3948 0010

jaragua.clube@jaraguaclube.com.br

                     
Em breve
Em breve
Em breve
Fanpage
Em breve