Nosso clube tem uma planta que pode ser considerada pré-histórica, da época dos dinossauros: a samambaia-açu, pertencente ao mesmo grupo das avencas, cavalinhas e outras samambaias.
É nativa da Mata Atlântica e América Central. Possui ramagem de até dois metros. Seu tronco é constituído por um caule envolvido por um emaranhado de raízes, podendo chegar até dez metros de altura, com aparência de uma palmeira. Este tronco, mais conhecido como xaxim, foi muito utilizado na produção de vasos, quase levando à sua extinção, sendo atualmente proibida sua exploração e comercialização pelo CONAMA (Conselho Nacional de Meio Ambiente).
A samambaia-açu leva quase cem anos para atingir a idade adulta, crescendo de cinco a oito centímetros por ano. O xaxim para vasos foi substituído pela fibra de coco, preservando assim as samambaias-açus que restaram.
Tem propriedades medicinais (hemorragia); morre rapidamente ao ser retirada de seu habitat natural e plantada em locais inadequados.
O Jaraguá tem muito desta riqueza pré-histórica, havendo grande concentração à margem da trilha, na altura do Parque dos Atletas. Neste local há uma samambaia-açu medindo aproximadamente oito metros de altura e tendo cerca de um século de vida!
Nós e as futuras gerações temos a obrigação de preservá-las.
Colaboração do senhor associado Antônio Garcia de Medeiros